Inspirado em Carolina Maria de Jesus, o espetáculo reúne arte, afeto e histórias reais no Teatro Positivo, com entrada gratuita
Em 2025, o palco do Teatro Positivo vai pulsar com as vozes, corpos e sonhos de 300 crianças e adolescentes de comunidades de Curitiba e Região Metropolitana.
Elas sobem ao palco para dar vida ao novo espetáculo do Instituto Incanto, Favela: Um livro feito de gente, uma criação inspirada na obra e na trajetória de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo: Diário de uma favelada.
Mais do que uma homenagem, o espetáculo é um mergulho poético e sensível nas histórias que constroem a favela como um território de cultura, afeto e invenção. Entre festas, brincadeiras e dias de luta, as cenas mostram o que Carolina escreveu e viveu — e o que ainda ecoa em tantas outras Carolinas que seguem escrevendo, cantando e resistindo todos os dias.
Enquanto cuida dos filhos e escreve o que vê, Carolina transforma o cotidiano em literatura. E, no palco, essa potência ganha corpo na interpretação da atriz Fanieh, conhecida por papéis nas séries Sintonia (Netflix) e Rensga Hits (Globoplay). A artista empresta sua voz e presença à escritora em uma performance marcante, que inspira as crianças e emociona o público.
A trilha sonora do espetáculo, com músicas autorais de Leonardo Gumiero e curadoria assinada exclusivamente por mulheres negras de diferentes gerações, é um tributo à criatividade, à ancestralidade e à força feminina.
Para Gabriela Valcanaia, produtora do evento, o espetáculo é mais do que arte — é um lembrete.
“Mais do que uma denúncia sobre o racismo no Brasil, o que a gente faz aqui é um lembrete.
Um lembrete para nós, pessoas brancas, do contexto histórico onde esse país foi construído. E um lembrete para as pessoas negras, principalmente para as crianças que participam do espetáculo ou estarão na plateia, de que a história do nosso país foi escrita por mãos negras — não apenas pela força de trabalho, mas também pela inteligência, pela arte e pela palavra.”
O espetáculo marca o encerramento do ciclo anual de formações artísticas do Instituto Incanto, envolvendo as turmas de teatro, música, dança e circo e as ONGs parceiras Associação Sonhar, Reação Periférica, Instituto Playing For Change, Recanto Esperança e CTS Vida Nova.
Para além da encenação, Favela: Um livro feito por gente é uma síntese do que o Incanto acredita: a arte como ferramenta de transformação, consciência e pertencimento. É sobre reconhecer a favela como espaço de criação, e a criança como protagonista da própria história.
___________________
Serviço
Espetáculo: Favela: Um livro feito de gente
Realização: Instituto Incanto via Lei Rouanet
Data: 11 de novembro de 2025
Horário: 20h
Local: Teatro Positivo — Curitiba/PR
Entrada: Gratuita, mediante convite (solicitações via redes sociais do @institutoincanto)
___________________
Patrocínio e Realização
O espetáculo é realizado pelo Instituto Incanto via Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio das empresas:
Acelerador: Gerando Falcões
Platinum: Britânia e Zurich
Premium: Gestamp, Grupo Boticário e Grupo Potencial
Master: Caterpillar e Greca Asfaltos
Sênior: BHS, Biotrop, Branco Motores, Neovia e ON Petro
Pleno: Absoluto Partners, Arotubi, BRFértil, Gelopar, Concentrix, Scherer, Eletrofrio, Verginia e BRW
A iniciativa também conta com o apoio dos mantenedores RH Nossa, Grupo Propósito, Addiante, Ambiental Paraná, Crowe e Fundação Delara, além dos parceiros do evento Ótima Gráfica, Grupo Madero, Jerônimo, Grupo Boticário e Hotéis Deville.